sábado, janeiro 19, 2008

Conformismo ou conservadorismo?

Os oliveirenses, ao questionarem a especificidade da política concelhia, que respostas encontrarão? E que pensarão das estratégias que são alinhavadas nas sedes partidárias da oposição? E que explicações encontrarão para que o concelho vote, por exemplo, em algumas eleições nacionais maioritariamente PS e nas autárquicas isso nunca aconteça? Será pela competência dos eleitos locais do PSD e demérito dos restantes? A ideologia partidária local será diferente da nacional, facto pela qual, justifica a discrepância? Serão sempre más as escolhas das figuras que encabeçam as listas da oposição? Ou os candidatos até nem são maus, más são as equipas ou algum elemento lá pelo meio, que dá mau viver à mulher e pára para lanchar, na tasca do Sr. Roberto de vez em quando?

Não creio que a maioria pense perder o emprego com a mudança, tão pouco, que o alcatrão deixe de chegar à congosta lá do sítio. Não creio que essa maioria que tem mantido estes políticos de bairro, suspeite que “os outros” vendam os edifícios ou terrenos públicos a preços de saldo e que expropriem os terrenos onde se cultiva o milho ou onde crescem os eucaliptos.

Então se não é o medo do abismo, se não é por fractura ideológica, o que é que tem levado a que o “muro de Oliveira de Azeméis” ainda não tenha caído.

Conservadorismo puro e duro não é. Se o fosse, seria sempre o PSD a ganhar aqui em todas as eleições. Falta de qualidades da oposição também não. Ninguém pode sustentar que em mais de trinta anos a oposição tenha apresentado sempre listas sofríveis e o PSD sempre excelentes. Essa não cola.

Sobra o conformismo, a relutância à mudança, ao que está depois da curva e não se conhece. Sobra a falta de habilidade social das oposições em não terem dado muita importância ao aspecto da proximidade social e à persistência política contínua. Nos últimos anos, porém, o partido socialista tem invertido a tendência que se verificava e tem, sem dúvida, realizado um trabalho visível, sério e construtivo. Dará frutos, obviamente.

Sobram ainda os velhos ditados, que por cá até dão jeito: “atrás de mim virá, quem bom de mim fará” ou o outro, “muda-se de moleiro, mas não se muda de ladrão”.

As pessoas ao dizerem isto, e dizem-no, admitem que as coisa não estão bem, que não estão bem servidas politicamente. Admitem que se habituaram a viver assim. E como o descrédito é tanto, retira-lhes força para acreditarem que existem pessoas com outra dinâmica, mais frescas e melhor preparadas, com força e ânimo para contribuírem para o bem do concelho. Medem tudo pela mesma medida.

As pessoas estão anestesiadas com tantas trapalhadas, com tantas promessas adiadas. Até julgam que daqui para a frente só se vai piorar, e pior por pior, há que manter o que cá temos e que conhecemos. Ou alguém conhece por nós.

É que às vezes, como é tão mau este sistema que nos tem governado, que até dá para muitos se servirem dele, mesmo que isso até nem seja muito correcto. Não faz mal, é só para desenrascar desta vez o habilidoso, ou o seu filho, ou o seu vizinho. Quem vier depois que feche a porta.

27 comentários:

  1. A vantagem está sempre do lado dos que estão no poder por muitos motivos.
    Em Oliveira de Azeméis a oposição tem dificuldade em chegar lá porque tem excessiva ânsia. E a ânsia provoca obrigatoriamente excessos e erros. Uma alternativa constroi-se com sabedoria. Constroi-se com preserverança mas, sobretudo, com coerência.
    Sem coerência nunca lá chegarão.

    ResponderEliminar
  2. Rui,

    Há "Luzes" na tua inteligente análise e seria pena que se ficasse pelo Fórum.

    Passa-a aos semanários do sítio pois os "info-excluídos" também devem ter o direito a poder lê-la e, mesmo que muitos (talvez a maioria), não percebam a sua essência, sempre é mais um contributo que poderá ajudar a credibilizar a opinião política e a equilibrar as "análises" que alguns "eruditos" da direita (isto sem te colocar ao seu nível) vão produzindo para (desesperadamente) manter tudo como está.

    ResponderEliminar
  3. Com tau mau poder em OAZ, a oposição tambem tem sido sempre má. Essa é para mim a principal razao da vitoria consecutiva do PSD em OAZ.

    Eu sou um dos que vota PS para Governo, PS para a Junta de Freguesia, e nunca votei PS para a Câmara/Ass Municipal. As listas do PS têm sido constituidas por pessoas pseudo-intelectuais (se nao sao... parecem se-lo, que nao chegam aos problemas concretos das pessoas.

    Neste mandato,por ex, o PS tem criticado - e bem - os problemas macro (terrenos, divida, shopping...), mas sera q isso preocupa realmente as pessoas? Sera que os oliveurenses que nao leem jornais locais (e sao a maioria) conhecem essas criticas do PS? Porque nao uma newsletter porta-a-porta sempre, e nao apenas aquando de eleições?

    E os problemas que realmente preocupam as pessoas? A Educação que é um desastre em OAZ? Pq é que ha escolas em SJM cheias de crianças de OAZ? Ambiente e Cultura... o que é q o PS tem falado sobre isso?

    Enfim, a oposição nao pode apenas ir para os jornais (embora isso tb seja bom); tem de ir ter com as pessoas, falar com elas, às Associações, e ter lideres simpaticos, que falam parte do povo, das associações....

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais os parabéns pela reflexão e lucidez do texto postado.

    Claramente, estamos cansados de constatar que não é um problema de acreditar nos projectos políticos que o PSD nos tem impingido. Já se passaram demasiados anos de mentiras, falsas promessas, promessas mal cumpridas, esbanjamentos, etc. etc., para que os Oliveirenses fizesses uma relfexão e invertesses o sentido de voto, independentemento dopartico em apostasse. No entanto, o Rui Luzes, levanta, nas entre-linhas, um conjunto de questões pertinentes sobre as verdadeiras razões porque tal não acontece,e/ou porque as pessoas são levadas a encontrar subterfúgios para justificar a manutenção do seu voto no partido laranja, que, sabem há muitos nos engana a todos.
    penso contudo, que estão ultrapassdos todos os limites da tolerância, da rasoabilidade e que, finalmente, os Oliveirenses vão soltar-se das amarras e procurar uma quaquer alternativa que, por má que eventualmente até se venha a manifestar, dificilmente será pior que aquilo que nos tem impingido.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do conteudo do teu texto e felicito-te pelo mesmo.
    Acutilância, seriedade política e até intelectual é o que vos tem sido nefasto nas campanhas autarquicas (pelo que tenho de tua autoria,deves ser militante do p.s.!).

    Vamos lá ver, se é desta vez que o P.S. local "ganha juizo" e nos apresenta gente menos intelectual,mas mais séria politicamente (sem andar na "bazulisse" com a cambada dos eleitos do P.S.D. locais em "inaugurações" de caminhos e mais "merdices" sem interesse onde a comunicação social (sempre a soldo deles) os tem acompanhado possivelmente à espera de mais um votozito...mas isso é falso e de uma manifesta fraca estragégia política.
    Os oliveirenses honestos,sérios e trabalhadores não se revêm nesse tipo de gente!
    Crê nisto Luzes Cabral!
    Um abraço.

    M.

    ResponderEliminar
  6. resumindo a oposição não fez não está a fazer um bom trabalho!
    não existe um verdadeira "sombra" ao psd que faz o que lhe dá na gana...

    ResponderEliminar
  7. Curiosos os comentários ao post.

    Em síntese, a solução para acabar com o poder "laranja" parece fácil e passará por um PS "menos intelectual", mais "ligado ao povo" o qual "nada se interessa pelos problemas que os jornais locais publicam", um PS que se "ligue às Associações", enfim "um PS atento" (as "" procuram sintetizar algumas das ideias)...

    Concordo que tudo isso possa ser verdade, mas há três aspectos igualmente relevantes e contra os quais será difícil (mas não impossível) "lutar":

    1º Domínio praticamente global do PSD relativamente às Associações do concelho. Este domínio não aconteceu por acaso (noutros concelho serão outros partidos) e resulta de uma estratégia que os partidos que estão muito tempo no poder têm para "dominar" localmente o poder.
    Como inverter isto?
    Só uma maior participação cívica (e não só dos militantes do partido A, ou B) poderá levar a que os "paus-mandados" do PSD sejam "depostos".

    2º Desinteresse da maior parte da população pelos problemas políticos (locais e nacionais). Este é um sério problema das democracias, uma vez que os eleitores julgam que ao elegerem os seus representantes terão cumprido o seu papel. Por outro lado, os partidos (principalmente os que não detêm o poder) não facilitam muito a vida a quem tem algum interesse por questões de política pois são estruturas que (erradamente) funcionam numa lógica de "protecção" dos seus militantes. Como alterar isto?
    "Educação política" e atracção de novos membros, aceitação de diferentes opiniões, debates internos e abertos ao público sobre temáticas de política nacional e local. Ser político não é crime, antes pelo contrário, é (deveria ser) prestar um serviço à comunidade.

    3º Medo. Este será quanto a mim (infelizmente, tenho pena de o dizer) talvez o maior obstáculo no nosso concelho para "despejar" o PSD do poder. O "povo anónimo" (e, é triste dizê-lo, também alguns com formação superior) tem medo pois sente na pele o "caciquismo" dos que detêm o poder (no município, nas empresas, nas associações, nos jornais,...) que não perdem um única oportunidade para "amesquinhar", perseguir, despedir...
    Como mudar isto?
    Não tenho uma resposta (acho que ninguém tem), mas só se conseguirá alterar este estado de coisas com honestidade, muita persistência e coragem de não ser "carneiro".

    Por mim, no que puder ser útil e enquanto tiver lucidez, não me "dobrarei"!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ao autor deste post!

    Quero dizer-lhe que hoje, qualquer uma alternativa a este laranjal inoperante, incompetente, arrogante, ignorante, caciqueiro, castrador, hipotecado, inconsequente...é, de certeza, melhor!

    Já agora, espero que, chegada a altura, os actuais melhores quadros do P.S. local possam estar diponiveis para assentar arraiais aqui na província, embora eu perceba que a Ribalta é mais "iluminada" e mais atraente. Veremos, se quem vai dizendo que tem uma alternativa em marcha se dispõe a pilotar a carruagem da frente!

    ResponderEliminar
  9. Ao manuel alberto pereira:

    Confesso-me admirado por o ver escrever aqui e agradeço a sua honestidade.

    Concordo com tudo o que disse. Mas tambem nao posso deixar de mostrar o meu desagrado (eu sou aquele que nunca vota PS pra Camara, embora seja socialista) por nunca ter visto uma proposta concreta do PS em termos de Educação e Cultura, entre outras areas. Pelo contrario, ja vi o PS local a elogiar a politica educativa e cultural desta Câmara. E quem aprova a Educação e a Cultura de OAZ... das duas uma: ou vive numa redoma e nao sabe ver o que se faz nos concelhos limitrofes (para nao ir mais longe), ou entao vive na ignorancia.

    ResponderEliminar
  10. Parabens Manuel Alberto pela acutilância do conteudo do teu texto!
    Desta vez gostei!
    Parabens.
    M.

    ResponderEliminar
  11. Já agora, espero que, chegada a altura, os actuais melhores quadros do P.S. local possam estar diponiveis para assentar arraiais aqui na província, embora eu perceba que a Ribalta é mais "iluminada" e mais atraente. Veremos, se quem vai dizendo que tem uma alternativa em marcha se dispõe a pilotar a carruagem da frente!(sic)

    Mas ninguém ligado a filosofia política do Socas.
    Por favor isto Não!
    Perfiro os "burros dos outros" doque gente ligada ao actual poder Nacional do P.S.!
    Eles são gente de direita,mentirosos,canalhas, para não lhes chamar outras coisas!

    Carioca

    ResponderEliminar
  12. Concordo com tudo o que disse. Mas tambem nao posso deixar de mostrar o meu desagrado (eu sou aquele que nunca vota PS pra Camara, embora seja socialista) por nunca ter visto uma proposta concreta do PS em termos de Educação e Cultura, entre outras areas. Pelo contrario, ja vi o PS local a elogiar a politica educativa e cultural desta Câmara. E quem aprova a Educação e a Cultura de OAZ... das duas uma: ou vive numa redoma e nao sabe ver o que se faz nos concelhos limitrofes (para nao ir mais longe), ou entao vive na ignorancia. SIC.

    Concordo com o que diz o comentador.
    Esta gestão é um desastre. Na Cultura e Educação, também. Lembremos-nos de anos atrás, no tempo do Pinto e do Mario Monte e com menores recursos. E não eram professores.

    ResponderEliminar
  13. "Mas tambem nao posso deixar de mostrar o meu desagrado (eu sou aquele que nunca vota PS pra Camara, embora seja socialista) por nunca ter visto uma proposta concreta do PS em termos de Educação e Cultura, entre outras areas. Pelo contrario, ja vi o PS local a elogiar a politica educativa e cultural desta Câmara. E quem aprova a Educação e a Cultura de OAZ... das duas uma: ou vive numa redoma e nao sabe ver o que se faz nos concelhos limitrofes (para nao ir mais longe), ou entao vive na ignorancia."

    Caro(a?) anónimo, fico sem saber como responder ao seu comentário.

    Quanto ao seu sentido de voto a nível local, não me espanta o que refere, porque nas últimas eleições o PS tem ganho eleições para a Assembleia da República, enquanto que nunca obteve a maioria para a autarquia.

    Já no que diz respeito às nossas propostas eleitorais, certamente não conheceu o nosso programa eleitoral, ou se o viu já não se recorda, pelo que gostaria de lhe lembrar que, entre medidas e propostas de dinamização destinadas à educação, cultura, juventude e desporto, apresentámos mais de 50 medidas e iniciativas, das quais refiro as seguintes (sem qualquer preocupação de ordem):

    *Implementação do Encontro Anual das Bandas de Música do Concelho;
    *Criação do Conselho Municipal da Cultura;
    *Reestruturação dos espaços envolventes à Casa Museu Ferreira de Castro e construção de um auditório de apoio a iniciativas que visem promover a obra de Ferreira de Castro;
    *Encetar conversações com vista a criar um núcleo museológico da Fábrica de Papel do Caima;
    *Criação do núcleo museológico das Minas do Pintor;
    *Criação de um programa de *Dinamização da Futura Biblioteca Ferreira de Castro com o objectivo de promover a leitura e a intervenção artística para todas as idades;
    *Dinamização de campos de férias e Ocupação de Tempos Livres para jovens;
    *Criação do Cartão-jovem Municipal;
    *Promoção da gastronomia do nosso concelho, promovendo o Fim-de-semana do Pão de Ul e das Regueifas...

    Finalmente, no que diz respeito às críticas (ou à sua ausência), é um facto que não temos criticado o PSD, porque há (infelizmente) problemas e carências mais graves no concelho.

    ResponderEliminar
  14. Ao manuel alberto pereira:

    Gostaria q investigasse as cantinas escolares do 1.º Ciclo. Quantas escolas primarias do concelho têm cantinas? O Governo paga às Câmaras para que estas forneçam refeições as crianças das primarias, mas no nosso concelho muitas sao as escolas q nao têm cantina nem é feito qualquer esforço para isso. Outras crianças ha que, em vez de pagarem 1.42 € por refeição, como manda a Lei, como a Camara nao trata dessas refeições, acabam por ir almoçar ao cafe (sim, crianças da Primaria) ou entao os pais fizeram protocolos em centros sociais mas a preços bem mais elevados. Tudo porque em Oliveira de Azemeis, ao contrario dos concelhos aqui em volta, nao ha refeições em muitas escolas primarias.

    Outra coisa, q eu considero grave: Porque é que ha uma escola primaria de S. João da Madeira (Casaldelo) que 70% dos seus alunos sao de Cucujães? Eu respondo: porque as escolas de Cucujães nao têm condições. Isso não é grave?

    Em SMFeira vários eventos culturais têm o patrocinio do Ministerio da Cultura e o financiamento de fundos comunitarios. Pq é que em Oliveira nao fazem candidaturas para receber alguns dinheiros da Europa e assim investir na cultura? Isso não é grave? O que é q OAZ é menos que a Feira?

    Para terminar e para nao ser chata: o Governo criou um programa de ATL nas escolas primarias , com ingles, educacao fisica, musica, etc. Sabia que a Cãmara contratou esses professores a RECIBO VERDE? Em S.joao e na Feira esses mesmos professores têm contrato, com segurança social, subsidio de ferias, etc, mas em Oaz os pobres dos professores t~em de passar recibo verde? Isso não é ilegal? Professores a recibos verdes? Isso não é grave?

    Quando eu vir o PS a tocar e a mexer nestes assuntos, vou começar a gostar mais de voces!! Olhem mais para os problemas q afligem mesmo as pessoas.

    ResponderEliminar
  15. Estão todos enganados, os procedimentos dos nossos vizinhos estão todos errados, nós é que estamos certos. Segundo o nosso Presidente somos tão bons, tão bons que as outras autarquias até nos pedem explicações!!!

    ResponderEliminar
  16. Professores a recibos verdes? Bom, essa não sabia.

    ResponderEliminar
  17. "Quando eu vir o PS a tocar e a mexer nestes assuntos, vou começar a gostar mais de voces!! Olhem mais para os problemas q afligem mesmo as pessoas." SIC

    Cara anónima,
    Toca em assuntos importantes sem dúvida, embora de âmbito diferente, e que exigem também diferentes abordagens.

    Cantinas: Temos acompanhado o problema da falta de cantinas, conhecemos situações em que a falta de cantinas obriga ao transporte de crianças ou refeições, mas desconhecemos a existência de casos em que haja crianças obrigadas a ir almoçar a cafés.
    Onde é que isso acontece? Se conhece essas situações, denuncie-as de forma objectiva para podermos questionar o responsável pelo pelouro;

    Escola do 1º Ciclo de Casadelo: É só mais um exemplo do claro fluxo diário que muita da população de OAz faz para o concelho vizinho. Neste caso pode acontecer que as escolas de Cucujães não tenham condições, o que já foi objecto de algumas intervenções do nosso camarada Vereador Simão Godinho no sentido de alertar para esse facto, mas há uma causa mais determinante: o facto dos pais trabalharem em S. João da Madeira e os pais poderem escolher a escola para os seus filhos. Esta situação também ocorre no 2º, 3º e ensino secundário.
    Este fluxo é muito difícil de alterar, mas poderá inverter-se com algumas das ideias que, dede há muito, temos defendido: uma melhor oferta educativa na freguesia de Cucujães e com uma rede de transportes urbanos que "ligue" a nossa cidade a essa (e a outras) freguesias.

    Candidaturas a financiamentos para a realização de eventos culturais: Concordo que o nosso concelho tem um percurso ainda longo para fazer, mas temos feito (apesar de tudo) alguns progressos que têm a adesão de muitos Oliveirenses e não só. Com o QREN, seria bom que se criasse uma maior dinâmica.

    Recibos Verdes: Julgo que não é ilegal (aliás se o fosse, seriam os sindicatos os primeiros a lutar por desmascarar isso).
    É infelizmente uma realidade que existe no concelho e cria maior instabilidade a quem, necessitando (infelizmente a "oferta" de "mão de obra" é muita), acaba por aceitar assinar esse tipo de contratos precários.
    Do meu ponto de vista, essa situação não passa de mais uma "factura" que resulta da dívida "colossal" em que o município está mergulhado.

    Finalmente, agradeço as palavras críticas, pois são um estímulo para continuarmos a trabalhar e a conquistar eleitores, particularmente os mais exigentes e esclarecidos.

    ResponderEliminar
  18. Candidaturas a financiamentos para a realização de eventos culturais: Concordo que o nosso concelho tem um percurso ainda longo para fazer, mas temos feito (apesar de tudo) alguns progressos que têm a adesão de muitos Oliveirenses e não só. Com o QREN, seria bom que se criasse uma maior dinâmica. (SIC).

    Então, para haver candidatura e apoio do QREN não é necessário planear, projectar, visão estatégica? Ou basta aguardar que as pobres das associações se prestem a participar à borla nas actividades da câmara.
    Olhem ao menos para o lado e tenham vergonha.

    ResponderEliminar
  19. Dr.Manuel Alberto Pereira: Se eu lesse esse texto sem saber o seu autor, pensaria que seriam palavras do Prof. Albino Martins, Vereador da Câmara eleito pelo PSD e com Pelouro da Educação.

    Escolas de Cucujães: Os pais levam os filhos para SJMadeira "porque os pais sao livres de os colocar onde querem" (SIC), segundo diz. Mas se as escolas de Cuvujães fossem melhores, com cantina, biblioteca, bons espaços de recreio, bons espaços de ATL, não duvide que eles preferiam ter os filhos na sus terra. Já que podem escolher, escolhem as melhores. Há escolas de Cuvujaes e noutras freguesias com recreios de terra batida, cheios de pedras, com balizas despregadas, com telheiros onde chove. Estou em falar em Cucujães, e nao de Africa.

    Candidaturas a financiamentos para a realização de eventos culturais: "...mas temos feito (apesar de tudo) alguns progressos" (SIC)

    Não conheço, nunca li, que a Camara tenha feito quelquer candidatura para programas culturais. Desconheço esses progressos. Alias, em termos culturais, estamos no fim de Janeiro, e ainda não sabemos qual o plano de actividades para 2007. Mas gostaria de saber, já agora, que progressos são esses. Mas por favor, não fale na Biblioteca Municipal que está muito bonita, mas já vem com decadas de atraso e está exactamente igual à de Vale de Cambra construida ha muitos e muitos anos (arquitecto foi o mesmo).

    Recibos Verdes: "Julgo que não é ilegal" (SIC)

    Recibo verde passa um trabalhador independente. Ora, como sabe tão bem como eu, um professor tem um programa emanado pelo Ministerio Educação, tem um superior hierarquico, coordenador de grupo, tem um horario e local certos de trabalho,e é uma prestação continua e nao provisoria ou temporaria. De independente nao tem nada. Os sindicatos já denunciaram isso muitas vezes nos jornais, nas tvs. Varias Câmaras (basta olhar para as vizinhas) já acabaram com isso. Os professores nao se queixam porque têm medo de represalias porque nesta terra tudo se sabe.

    Cantinas: Há muitas escolas do 1.º ciclo que nao têm cantina. As crianças sao obrigadas a almoçar noutros locais e pagam muito mais q 1,42 exigido pelo Ministerio da Educacao.É a Camara que teria de suportar o valor diferencial entre 1,42 e aquilo que o Infantario ou Lar de idosos cobra à associacao de pais. A Federação de Ass. de Pais, cujo pres até é do PS (ou era), deve saber mais q eu.

    Bem, e podiamos falar tambem naquilo que os pais pagam no Pre Escolar. Sabia que um pai de Cucujães paga o dobro por meter um filho seu num Jardim de Infância publico de Cucujães, do que de SJMadeira ou Mosteirô (Feira)? Sim, é verdade!!! Jardim de Infância, almoço e prolongamento é muito mais caro atraves da Camara de Oliveira, que como deve saber, gere as Pres de Cucujaes.

    E mais nao digo, porque senao ficava o blog por minha conta.

    ResponderEliminar
  20. Cara anónima,

    "Alto e pára o baile!", era uma expressão que, quando era miúdo, ouvia na minha aldeia acerca do exagero de alguém.
    Afinal, qual é o objectivo da sua "confusão"?

    Considero um exagero e irónico que me confunda com o Prof Albino Martins que pertence ao executivo PSD a quem os cucujanenses tem dado a maioria dos votos. Quem me conhece sabe que a minha "coluna" é inconfundível e nada tem a ver com a do Professor Albino.

    Certamente não entendeu o alcance da minha resposta. não estou a "defender" a política da educação que a Câmara está a executar. Ao longo deste mandato temos levantado várias questões relativamente às condições de algumas das escolas (particularmente do 1º ciclo).
    Em concreto, relativamente às carências sentidas em Cucujães, o nosso vereador Simão Godinho (natural de Cucujães) tem alertado para a degradação das instalações de algumas escolas.
    No que diz respeito à queixa relativa às condições das escolas de Cucujães e dos alunos que "fogem para S. João da madeira, limitei-me a referir que é o resultado da falta de estratégia que o PSD local tem relativamente ao desenvolvimento do nosso concelho. Está claro que não concordo com essa estratégia e tenho alertado para a necessidade de "olharmos" muito atentamente para essa "sangria" (que, em parte, também se verifica em S. Roque e Macieira de Sarnes).

    Relativamente ao pagamento do diferencial relativo às refeições, iremos questionar o vereador sobre o assunto.

    Recibos verde: Não defendi a existência de recibos verdes. O que eu disse é que seriam legais (há uma prestação de serviços e se houvesse ilegalidades os sindicatos fariam "guerra") e resultam da "factura" que estamos a pagar por uma gestão PSD danosa.

    Quanto às outras questões que levanta (biblioteca, cultura...), quero lembrar que afirmei várias vezes (tendo sido criticado por isso) que aquilo que se tem feito está atrasado e fica aquém do que o concelho merece.

    Finalmente, sem pretender alijar as responsabilidades do PS local, aceite uma sugestão: continue atenta mas, principalmente, dirija as suas críticas para quem, tendo sido eleito pela maioria do povo, deverá assumir e ser responsabilizado pelo estado em que se encontra o concelho.

    ResponderEliminar
  21. Ao prof Manuel Alberto.

    Acredite, que respeito muito o facto de dar a cara neste blog e de assinar as suas respostas. Como mãe e contribuinte deste concelho, acredite que fico magoada por ter de optar por escolas doutros concelhos (ja tive um filho na Pré de Mosteirô, no Concelho da Feira, tenho agora outro numa Primária de Sao Joao Madeira). Ja escrevi para a Cãmara, atraves da Associação de Pais já tivemos reuniões, mas vejo que nada se faz. Leio sempre os jornais de oliveira azemeis, estou atenta, e nunca vi nada do PS sobre educação e cultura, pelo contario, ate ja li elogios publicos. Acho excelente denunciarem a venda e compra de terrenos ao desbarato, mas como isso nao afecta directamente o bolso das pessoas (pensam elas), nao sera tao grave do que as asneiras q a camara faz na educaçao.

    Podia falar nos professores a recibos verdes, nas escolas sem condiçoes (a desculpa do vereador da educaçao é q a camara herdou as escolas ja muito velhinhas - mas esquece-se de dizer que as herdou ha 30 anos e pouco fez desde entao).

    Ha tanta coisa mal na educaçao da camara que tinha um blog todo por minha conta. Mas vou contar só mais uma: Sabiam que num mesmo jardim de infancia da Camara de oliveira azemeis, ha 2 auxiliares, ambas com as mesmas funçoes, mas: Uma é do quadro da Camara, com salarios chorudos e uma categoria profissional de 1.ª; a outra auxiliar.a Camara manda as juntas de freguesia contratar, e estas - as pobres - têm um salario mais baixo, e sao meras contratadas. Ja viu a injustiça? Numa mesma casa com dois filhos, uma é a gata, a outra é a borralheira! Com a agravante que a funcionaria da Junta, que faz exactamente o mesmo q a funcionaria da Camara, ainda tem de ouvir a Junta queixar-se que a Camara nao lhe paga ha meses o salario que lhe é devido. Falo de Cucujães, mas isso passa-se em todas as freguesias.

    Se a camara tem no seu quadro algumas auxiliares, porque não tem todas? Porque é que umas sao auxiliares de 1.ª e outras de 2.ª, quando fazem a mesma coisa.

    Enfim, obrigada por me ler, e continuarei por aqui a comentar estas coisas, embora noto que as pessoas deste blog se preocupam mais com as questões "Macro" em vez das coisas pequenas - mas que sao estas que afectam directamnete as pessoas e os seus problemas do dia a dia.

    ResponderEliminar
  22. "obrigada por me ler, e continuarei por aqui a comentar estas coisas, embora noto que as pessoas deste blog se preocupam mais com as questões "Macro" em vez das coisas pequenas - mas que sao estas que afectam directamente as pessoas e os seus problemas do dia a dia" SIC

    Cara anónima,
    Agradeço-lhe os contributos e procuro entender a sua "revolta". Porém, as questões que aborda não são pequenas, pois como sabe a educação é a base da sociedade.

    Concordando com a sua opinião (de que as pessoas pouco ligam ao "Macro"), o certo é que "não se fazem omeletes sem ovos".

    Por isso, uma oposição atenta não poderá deixar de "apontar o dedo" aos graves erros de gestão (compra de terrenos a preços exorbitantes a particulares e venda ao desbarato do património do município) a que temos assistido nos últimos anos.

    A verdade é que foi (tem sido) este tipo de gestão ruinosa que nos transformou uma dívida "normal" numa dívida "estrutural" acima dos 50 milhões de euros.

    E agora, apesar de ser normal que a atenção dos munícipes se centre nos "pequenos" problemas do dia-a-dia, a verdade é que é esta "despreocupada" gestão que nos apresenta agora a "factura" para pagarmos pois, apesar de termos gasto o dinheiro, não o investimos naquilo que nos poderia garantir um futuro melhor e, comparativamente com concelhos vizinhos, temos mais dívida com menos condições (leia-se educação, cultura, água e saneamento básico, zonas industriais devidamente organizadas, etc.).

    Finalmente, acredite que estamos igualmente preocupados com a falta de qualidade das nossas escolas, e dentro em breve (talvez ainda antes de terminar o ano lectivo) teremos algumas iniciativas que incidirão nessa área, pelo que estas "farpas" são bem vindas e procuraremos melhorar o nosso papel como oposição pois fomos eleitos para isso e, ao contrário do que muitas vezes se pretende fazer passar, procuramos preocupar-nos com todos os aspectos da vida dos nossos munícipes (dos mais elementares, aos mais complexos).

    Apesar de se apresentar como anónima (o que eu compreendo), agradeço as achegas e apresento-lhe os meus sinceros cumprimentos.

    ResponderEliminar
  23. Sr.Luzes Cabral:
    Por considerar muito pertinente a sua reflexão face ao conservadorismo (PSD) que a população deste concelho adoptou desde a revolução de Abril, atrevo-me a expôr a minha, justificando-a, com os valores religiosos conjugados com o medo do socialismo que, ainda imperam entre nós, não obstante as sucessivas transformações de que esta aldeia global tem sido alvo, ao longo das últimas décadas. Perdoe-me a expressão, mas já há anos se comentava que, aqui em Oliveira de Azeméis, o PSD seria sempre vencedor nas Autárquicas, ainda que fosse um cão (salvo seja) a encabeçar a lista.
    Deste temor de mudança, resulta o que está à vista (sermos dos concelhos mais atrasados em termos de obras públicas),não obstante o deficite financeiro que os nossos Autarcas nos legaram.
    É pois de admirar a coragem de quem ainda se propõe lutar para inverter esta situação mas, continua muito difícil a mudança, pois o desânimo dos eleitores é tal que, nem sequer têm um pouquinho de esperança que os motive para a experiência de dar o seu voto a quem nunca teve oportunidade de mostrar o que vale.
    Pelos seus escritos, vê-se o quanto gosta da nossa terra e a coragem que demonstra identificando-se; pois hoje, em plena democracia, mas com a escassês de empregos, o medo paira no ar, o que leva a recorrer ao anonimato.
    Assim, atrevo-me a lançar-lhe um pedido: Tente gerar um movimento recolhendo assinaturas, (na internet, nos cafés, nas ruas, entre amigos, enfim), para expormos ao Ministério Público mais este negócio fraudulento que o Executivo está a tentar fazer, vendendo ao desbarato 2 terrenos ao único interessado neles (Sr.Adelino de Valmadeiros) e fazendo dos Munícipes parvos, argumentando que é um óptimo negócio, já que o mesmo cede terreno para a execução de uma estrada. Será que essa estrada tem interesse para a cidade (onde já abundam quelhos,que só complicam o trânsito, feitos para arranjinhos aos amigos)? Sendo de vital interesse para a localização do Staples Office as 2 franjas de terreno, o interessado deverá pagá-los a preço de ouro e os Senhores Autarcas se querem fazer caridade, façam-na com o que é seu; além do que, não se compreende como é que já pôde ser licenciada a obra, sem a escritura dos terrenos e os respectivos registos (haja celeridade para todos, mas sem ultrapassar a lei). Quanto ao argumento da troca, também não cola. Interroguem-se sobre quantos pobres das nossas freguesias deram terrenos para alagar caminhos, sem receberem nada em troca, nem sequer as infraestruturas a que têm direito (água e saneamento).
    O Ministério Público está a abarrotar de trabalho, mas são a nossa última esperança na salvaguarda do nosso património e dos nossos direitos.
    Ao terminar o meu comentário felicito-o mais uma vez, pois o seu escrito deu origem a um diálogo frutífero entre gente interessada na mudança, levantando graves preocupações sobre o desleixo a que a educação tem sido votada, principalmente a nível de instalações,já que não foram usados todos os meios para conseguir verbas para a sua manutenção, bem como alertando para dualidade de vencimentos na mesma classe, sendo mais bem pagos os colocados pela Câmara. Essa discrepância já é há muito do domínio público, pois os Auxiliares de Acção Educativa do Ministério da Educação auferem vencimentos inferiores, o que demonstra que também os vencimentos inflacionados, mordomias, direitos sociais, tudo tem contribuído para o déficite alcançado.

    ResponderEliminar
  24. Obrigada Dr. Manuel Alberto. Aguardo então as iniciativas que o PS vai organizar até ao fim do ano lectivo.

    ResponderEliminar
  25. Ao sr das 4.57PM:

    Obrigada pelo seu texto. Gostei imenso e sublinho tudo o que disse.

    ResponderEliminar
  26. Na Cultura e Educação, também. Lembremos-nos de anos atrás, no tempo do Pinto e do Mario Monte e com menores recursos. E não eram professores.

    Doutor Mário Monte é docente na Universidade do Minho-Escola do Direito!

    ResponderEliminar
  27. Dr.Manuel Alberto Pereira: Se eu lesse esse texto sem saber o seu autor, pensaria que seriam palavras do Prof. Albino Martins, Vereador da Câmara eleito pelo PSD e com Pelouro da Educação.(sic)

    ...mas eles são tão iguais!!!!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.